CIÊNCIA E TECNOLOGIA

'Últimos instantes': observatório da Nasa detecta cometa sendo devorado pelo Sol

...

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 13/08/2022 às 12:02

. Foto: Nasa

O Observatório Solar e Heliosférico (SOHO), juntamente com a Agência Espacial Europeia (ESA) e a NASA, observou neste final de semana um cometa se aproximando do Sol até ele desaparecer, sendo devorado pelo nosso astro.

"O cometa condenado era quase certamente rasante do tipo Kreutz, um fragmento de um cometa gigante que se quebrou há muitos séculos", escreveu astrônomo Tony Phillips no portal Spaceweather.com.

"Um enxame desses fragmentos orbita o Sol, e todos os dias pelo menos um se aproxima demais e se desintegra. A maioria, medindo menos de alguns metros de diâmetro, é muito pequena para ver, mas ocasionalmente um grande como o de hoje atrai a atenção", acrescentou.

A imagem foi compilada de uma série de imagens do SOHO capturadas no final de sábado (6) e início de domingo (7). O cometa pode ser visto se deslocando na direção ao Sol no canto inferior direito.

 

 

[O cometa não sobreviveu: tal como acontece com a maioria dos cometas que atingem o Sol, este não saiu do outro lado do Sol após a sua maior aproximação do Sol (o periélio).]

 

Uma vez que que nada é capaz de atravessar o Sol, é justo supor que este cometa rasante foi totalmente vaporizado pelo calor intenso, escreve Cnet.

Acredita-se que a maioria dos cometas se originou das margens extremas do nosso Sistema Solar em uma região fria e escura conhecida como a nuvem de Oort.

Muitos estão em trajetos orbitais muito longos que os levam através do Sistema Solar interior e para mais perto da Terra apenas uma vez a cada várias décadas, em alguns casos séculos ou até mais. (com agência Sputnik Brasl)

Tags: