Arqueólogos espanhóis afirmam ter descoberto templo do herói mitológico Hércules

Hércules, ou Heracles, foi um herói divino da mitologia greco-romana. Filho do deus Júpiter e da mortal Alcmena, ele era reverenciado por sua força sobrenatural e é conhecido por suas aventuras, que seriam conhecidas como os 12 trabalhos de Hércules

Por JORNAL DO BRASIL

Publicado em 10/01/2022 às 14:13

Alterado em 10/01/2022 às 14:14

Estátua de Hércules Foto: Felix Mittermeier

Arqueólogos da Universidade de Sevilha e do Instituto Andaluz do Patrimônio Histórico afirmam ter descoberto o templo perdido de Hércules Gaditanus. Usando informações obtidas em documentários e fotografias aéreas, os pesquisadores encontraram uma grande estrutura retangular submersa na baía de Cádiz.

A estrutura, com quase 1.000 pés (aproximadamente 305 metros) de comprimento, 500 pés (aproximadamente 153 metros) de largura, corresponde às antigas descrições do templo e só é visível na maré baixa.

"Nós, pesquisadores, estamos muito relutantes em transformar a arqueologia em um espetáculo, mas, neste caso, estamos diante de algumas descobertas espetaculares. Elas são de grande importância", disse o arqueólogo da Universidade de Sevilha Francisco José García.

Construído por volta dos séculos VIII ou IX a.C., registros antigos dizem que o templo tinha colunas maciças e estátuas de bronze representando os 12 trabalhos de Hércules. Uma chama eterna dentro do templo era mantida por um sacerdote.

Hércules era adorado e reverenciado por sua força e cuidado com os mortais, a quem ele protegia de vários monstros. Seu templo tornou-se um local de peregrinação popular, onde gregos e romanos rezavam por força. Pesquisadores dizem que o estadista romano Júlio César e o general cartaginês Aníbal estavam entre os que visitaram o templo.

Os cientistas dizem que planejam realizar mais trabalhos de campo para confirmar suas descobertas, mas observam que as condições do local – cuja estrutura fica submersa na maioria das vezes – dificultam o exame da descoberta. (com agência Sputnik Brasil)