CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Encontrados em Israel selos que ajudavam a registrar tesouros da época do Reino de Judá

Além dos selos, que eram usados para o gerenciamento de depósitos durante o período do Primeiro Templo, arqueólogos encontraram inúmeros jarros de armazenamento

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 07/01/2022 às 15:34

Alterado em 07/01/2022 às 15:34

O carimbo de argila de Hisilyahu, filho de Immer, que atuou como funcionário da administração dos chamados Tesouros do Templo Foto: Tzachi Dvira

Dezenas de impressões de selos de argila com inscrições foram identificadas nessa quinta-feira (6) como evidências de dois tesouros na Jerusalém antiga do final do século VIII a.C., segundo o "The Times of Israel".

Os selos foram encontrados durante escavações perto do Monte do Templo, e os arqueólogos disseram que as impressões de argila eram usadas para o gerenciamento de depósitos durante o período do Primeiro Templo, segundo a mídia.

Contam os historiadores que os pedaços de argila eram pressionados sobre o nó de uma corda que prendia uma maçaneta ou vaso, e o gerente de uma tesouraria então imprimia seu selo, ou de seu superior, sobre o barro para evitar que outros mexessem.

 

Macaque in the trees
O chamado Edifício Real em Ophel Park, que foi identificado pelos pesquisadores como um tesouro real, onde foram encontrados os carimbos de argila (Foto: Yosef Lalush)

 

Os pesquisadores disseram que as descobertas constituem uma evidência concreta da existência de dois tesouros centrais em Jerusalém, que administravam a economia do Reino de Judá.

Os nomes que apareciam nas bulas na escrita paleo-hebraica eram dos principais tesoureiros encarregados dos chamados Tesouro do Templo e do Tesouro Real do Reino de Judá.

O nome completo em um dos selos era Hisilyahu, filho de Immer, que aparentemente servia como um dos funcionários que gerenciavam os Tesouros do Templo, disseram os pesquisadores. Eles o amarraram a uma família sacerdotal que servia no templo no século VII ou no início do VI a.C.

No local, também foram encontrados inúmeros jarros de armazenamento e, mais recentemente, pelo menos 34 selos. Quase metade desses selos tinham impressões de tecido, disseram os arqueólogos.(com agência Sputnik Brasil)

 

 

 

Tags: