CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Descoberta na Crimeia rara coleção de joias do século III

Pesquisadores da Universidade Federal da Crimeia (CFU) descobriram durante escavações na necrópole Opushki, localizada na península da Crimeia, uma rara coleção de joias do século III d.C. informou o serviço de imprensa da universidade

Por JORNAL DO BRASIL
[email protected]

Publicado em 18/09/2021 às 11:15

Alterado em 18/09/2021 às 11:15

Vista aérea das escavações no complexo arqueológico de El Toro Foto: AP Photo / Henry Ramírez Olano

Opushki é uma necrópole que remonta à época romana e onde foram enterradas pessoas de diferentes culturas desde o século I a.C. até o século IV d.C.

De acordo com especialistas, os artefatos poderiam pertencer somente a indivíduos de classe alta. Os objetos foram encontrados em um sepultamento de ancestrais dos alanos medievais – que eram um povo de origem iraniana que habitava no nordeste do Cáucaso ao lado do mar Cáspio.

Devido à presença de joias não só perto de restos mortais de mulheres, como também de crianças, os arqueólogos chegaram à conclusão que nas tribos alanas a alta posição social era transmitida por herança.

Macaque in the trees
Descobrem em necrópole na Crimeia rara coleção de joias do século III (Foto: Foto: Universidade Federal da Crimeia)

De acordo com o doutor em história e professor de história antiga e medieval da CFU Igor Khrapunov, a maioria dos objetos desenterrados se encontram em bom estado de conservação e representam grande valor histórico.

"Os brincos são inteiramente de ouro, algumas partes das pulseiras de prata eram cobertas com folha [de ouro]. As joias pertencem ao estilo romano policromado tardio. Uma de suas características distintivas é a incrustação de grandes [pedras preciosas] cornalinas e o ornamento em relevo. Este estilo era difundido desde [a área do rio] Danúbio até o Cáucaso e é datado da segunda metade do século III d.C. – primeira metade do século IV d.C.", explicou professor de história.

Ele observou que a referida necrópole é um local de sepultamento de cinco culturas antigas: cita tardia, sármata média e tardia, germânica e alana. (com agência Sputnik Brasil)

Tags: