CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Contato com extraterrestre pode acabar com vida na Terra, diz renomado cientista

Um renomado cientista alertou para as consequências de um possível contato com extraterrestres, afirmando que poderia acabar com a vida na Terra

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 14/06/2021 às 10:27

Alterado em 14/06/2021 às 10:27

. Pixabay

Tentar estabelecer contato com outras civilizações extraterrestres poderia ser "extremamente perigoso" para a humanidade, e inclusive resultar na extinção da vida na Terra, estima o físico e escritor científico Mark Buchanan, em um artigo do jornal The Washington Post.

O cientista adverte que, se a humanidade entrar em contato com qualquer tipo de extraterrestres, eles podem ser "mais avançados" do que nós, já que a maioria das estrelas de nossa galáxia são mais antigas que o Sol.

Muitas destas civilizações "provavelmente deram passos significativos para começar a explorar e, possivelmente colonizar a galáxia", afirma o especialista.

Por enquanto, não há provas sobre a existência de extraterrestres, mesmo com todos os esforços para encontrá-los, contudo, eles poderiam ser tão estranhos e diferente de nós que "simplesmente não conseguiríamos interagir com eles", afirmou o escritor.

Além disso, as civilizações extraterrestres podem ter optado por ficar em silêncio, pois estão conscientes de que o envio de sinais a outros mundos poderia resultar em uma catástrofe.

Para reforçar sua teoria, o autor citou o colonialismo, repleto de casos em que uma civilização destrói ou escraviza a outra menos avançada.

Por sua vez, o astrônomo John Gertz sugere a introdução de leis e acordos internacionais que proíbam as pessoas ou Estados de estabelecer contatos com extraterrestres, bem como um amplo consenso de alguma entidade global, como a ONU, de que este tipo de tentativas deveria ser considerado um perigo e uma ação imprudente para a humanidade, devendo acarretar consequências penais.

Diversas agências norte-americanas seguem investigando relatos sobre supostos avistamentos de OVNIs, registrados por militares dos EUA, devendo publicar um relatório sobre o assunto neste mês.(com agência Sputnik Brasil)