Descobertos na China quatro novos coronavírus aparentados com Sars-Cov-2

Uma equipe internacional de cientistas descobriu em morcegos na China quatro novos coronavírus geneticamente aparentados com o Sars-CoV-2, informa um estudo publicado esta semana na revista Cell

Por Jornal do Brasil

Publicado em 13/06/2021 às 11:08

Alterado em 13/06/2021 às 12:50

Morcego Rhinolophus pusillus Kevin K Caldwell

Os pesquisadores analisaram mais de 400 amostras de morcegos coletadas entre maio de 2019 e novembro de 2020 na província chinesa de Yunnan, que tem fronteira com Mianmar, Laos e Vietnã.

Foram estabelecidos 24 genomas completos de coronavírus, incluindo quatro novos genomas relacionados com o Sars-Cov-2 e três com uma relação de parentesco com o vírus causador da covid-19.

Dos quatro coronavírus aparentados com o Sars-Cov-2, um deles, denominado de RpYN06, proveniente da espécie de morcego Rhinolophus pusillus, era o mais próximo do causador da covid-19, embora possua um gene de espigão mais divergente. Os outros três têm um gene de espigão diferente, com fraca capacidade de se unir ao receptor hACE2, que permite a entrada do vírus na célula.

As espécies de morcegos que foram analisadas nesta pesquisa científica são comuns no Sul da China, Vietnã, Laos e outros países do Sudeste Asiático.