Terra não tem quatro, mas cinco oceanos, declara National Geographic

A Organização Hidrográfica Internacional já tinha reconhecido o oceano Austral como o quinto da Terra em 1937, mas reverteu a decisão em 1953. A National Geographic agora voltou à antiga designação

Nasa
Credit...Nasa

Integrantes da Sociedade National Geographic (NGS, na sigla em inglês) dizem que agora é necessário reconhecer a existência de cinco oceanos em nosso planeta.

O oceano Austral ou Antártico, um corpo de água gelada que circunda a Antártica, agora se juntará oficialmente ao Ártico, Atlântico, Pacífico e Índico nos mapas da sociedade, embora a mudança não seja reconhecida por todos.

Há, claro, apenas um oceano mundial interligado, mas tradicionalmente dividido em quatro regiões: os oceanos Pacífico, Atlântico, Ártico e Índico.

Os cientistas sabem há muitos anos que as águas geladas ao redor da Antártica formam uma região ecológica distinta, definida pelas correntes e temperaturas oceânicas.

A decisão foi tomada em paralelo com as celebrações do Dia Mundial dos Oceanos na terça-feira (8) para refletir aquilo que os cientistas, exploradores e geógrafos suspeitavam há muito: que as águas ao redor da Antártica são únicas e não podem simplesmente ser consideradas como extensões dos oceanos Pacífico, Atlântico e Índico.

"O oceano Austral é reconhecido há muito tempo pelos cientistas, mas como nunca houve acordo internacional, nunca o reconhecemos oficialmente", referiu Alex Tait, geógrafo da Sociedade National Geographic, encarregado de manter o mapa da organização atualizado. (com agência Sputnik Brasil)