Centro de produção de ferro do 1º Império Persa é encontrado no Irã

A descoberta ocorreu durante uma expedição que já encontrou 60 relíquias e sítios históricos de entre 25.000 e 35.000 anos.

CC BY-SA 4.0 / Kipala
Credit...CC BY-SA 4.0 / Kipala

Uma equipe de arqueólogos encontrou centros de produção de ferro e fornos de fusão de minerais no distrito rural de Chahak, localizado na província de Yazd no centro do Irã, segundo o "The Tehran Times".

A descoberta ocorreu durante uma expedição liderada pelo arqueólogo iraniano Hossein Azizi sob a supervisão do Instituto de Pesquisa do Patrimônio Cultural e Turismo.

Os especialistas descobriram ao todo 60 relíquias e sítios históricos, incluindo casas, castelos, aquedutos, tumbas e cemitérios.

Os objetos encontrados mais antigos são datados dos tempos do Paleolítico Médio Tardio, há aproximadamente 25.000-35.000 anos.

Relativamente ao ferro, os dados existentes apontam que sua fabricação ocorria na região durante o Primeiro Império Persa (550-330 a.C.), o mais extenso e duradouro dos impérios persas.

No momento de seu apogeu, o império incluía territórios que atualmente fazem parte da Etiópia, Turquia, Irã, Iraque, Grécia, Rússia, entre outros países.(com agência Sputnik Brasil)