PROGRAMA

Palácio do Catete abre os jardins para o artesanato tradicional

Evento vai acontecer de quarta (4) a sábado (7). Artesanato tradicional é aquele que passa de geração a geração, entre famílias e povoados, unindo o fazer artístico à matéria-prima nativa local

Por REVISTA PROGRAMA
[email protected]

Publicado em 30/04/2022 às 10:38

Alterado em 30/04/2022 às 10:38

Tecelã de Poço Verde, Sergipe, em momento de criação de uma rede para solteiros Foto: Francisco Moreira da Costa

O Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) e a Associação de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec) após cinco anos trazem de volta, de 4 a 7 de maio, mais uma edição do Mercado Brasil de Artesanato Tradicional. O evento, com entrada gratuita, acontece no jardim do Palácio do Catete  e expõe uma seleção de peças de artistas e comunidades artesanais de todo o Brasil, criadores que já passaram pelo Programa Sala do Artista Popular (SAP), fundado em 1983, uma das mais consistentes iniciativas do setor.

O artesanato tradicional é aquele que passa de geração a geração, entre famílias e povoados, unindo o fazer artístico à matéria-prima nativa local. Um exemplo são as exuberantes criações produzidas com capim dourado do Jalapão, Tocantins, conhecidas mundo afora.

Das mais variadas matérias-primas e de localidades diversas de todas as regiões do país, estarão à venda objetos de decoração, vestuário, utilitários, brinquedos, acessórios, entre outros.

 

Macaque in the trees
Banda de Palhaços. Peça da reserva técnica do MFEC, Figureiros de Taubaté. Rio de Janeiro, 1986 (Foto: Francisco Moreira da Costa)

 

Macaque in the trees
Escultura lagarto, do artista Francisco Graciano, Sítio Pocinhos, Brejo Santo, Ceará (Foto: Francisco Moreira da Costa)

 

Macaque in the trees
Pote de capim dourado, de Antônia Tavares, Jalapão, TO (Foto: Francisco Moreira da Costa)

 

Macaque in the trees
Francisco Graciano com a peça, Cachorro namorando, escultura em imburana, 2017 (Foto: Francisco Moreira da Costa)

 

Conjuntamente, é lançada a vitrine virtual do Mercado Brasil. O site pretende dar visibilidade para essa produção, divulgando contatos dos artistas e comunidades, para que os interessados possam adquirir as peças diretamente com eles. Os produtos divulgados também podem ser adquiridos no espaço de comercialização da SAP, na sede do CNFC/Iphan, no Catete, RJ.

O Mercado Brasil integra o Programa SAP e é fruto de parceria entre a Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec) e o CNFCP/Iphan, com a missão de fortalecer o artesanato brasileiro de cunho tradicional. Das esculturas de madeiras da cearense Juazeiro do Norte aos brincos e colares em escama de peixe das redeiras de Pelotas (RS), da renda filé alagoana ao trançado em fibras da caatinga no sertão baiano, o Mercado Brasil de Artesanato Tradicional é a oportunidade de também levar para casa e fortalecer a diversidade brasileira. 

 

Sobre a Sala do Artista Popular (SAP)

Desde 1983, o Programa SAP divulga e apoia a produção de artistas e comunidades artesanais tradicionais das mais diversas partes do país. Esse apoio se dá através do espaço da SAP, onde são realizadas exposições temporárias, e do espaço de comercialização. A cada exposição o público pode, além de adquirir as peças, acessar um catálogo para conhecer mais o modo de vida e criação dos artistas. O catálogo é elaborado a partir de trabalho de campo feito por pesquisadores e disponibilizado nas versões impressa e virtual.

 

Serviço: Mercado Brasil de Artesanato Tradicional / Data: 4 a 7 de maio de 2022 / Horário: 12h às 18h / Endereço: CNFC - Rua do Catete, 179 - jardim do Palácio do Catete / Catete, Zona Sul - RJ (Acesso integrado ao Museu de Folclore Edison Carneiro.) / Entrada gratuita / Realização: Associação Cultural de Amigos do Museu de Folclore Edison Carneiro (Acamufec) / Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP/Iphan) / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) / Apoio: Museu da República.

Tags: