GENTE

'Tenho verdadeira obsessão em proteger crianças'

Referência na cardiologia pediátrica nacional e no respeito ao próximo, Dra. Rosa Celia é homenageada em livro sobre sua vida e história no ano em que a Pro Criança Cardíaca comemora jubileu de prata

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 18/02/2021 às 09:45

Alterado em 18/02/2021 às 10:08

Dra. Rosa Celia cercada por crianças de sua instituição Foto: divulgação

A vida de quem não dá espaço para o irrelevante, a batalha para ser uma referência nacional no cuidado à criança cardíaca e, mais ainda, na atenção aos pequenos carentes acometidos por essas doenças. A história como a de tantos brasileiros que migram com a família do Nordeste do Brasil atrás de dias melhores no Sudeste, mesclada aos 25 anos de uma das instituições sociais mais respeitadas do Brasil. Dra. Rosa Celia e a Pro Criança Cardíaca ganham justa homenagem no ano de seu jubileu de prata, no livro Rosa Celia e o coração da criança, publicado pelo ID Cultural, com redação da jornalista Beth Ritto.

“Receber essa homenagem é uma alegria. Se chegamos até aqui foi por causa da generosidade do ser humano. Servir é um privilégio. Cuidar do ser humano é um privilégio”, afirma Dra. Rosa.

O livro é bilíngue e passa pelos anos em que Dra. Rosa esteve no internato do Colégio Maria José Imperial, com uma vida regrada e pausada por jantares com representantes da sociedade e que mantinham doações para os internos. Naquele local, a menina Rosa se revelou, no revezamento de afazeres, cozinheira de mão cheia. Ao terminar o científico, e então de volta para a casa da família, em S. João de Meriti, passou por dificuldades de adaptação para se socializar com irmãos já com mais de uma década de idade, e precisou de ajuda para lidar com a vida do lado de fora do internato.

Macaque in the trees
Livro conta a história da médica Rosa Célia, fundadora do Pró Criança Cardíaca (Foto: Divulgação)

A história, organizada em oito capítulos, começa em Alagoas, mais especificamente de Palmeira dos Índios onde a médica nasceu, mas de onde pouco se lembra, passa por esse internato em que viveu 18 anos, pela escolha da Medicina, pela dedicação para conquistar o espaço, pela ida para Londres e pelos conflitos que enfrentou quando precisou decidir pela volta para o Brasil.

Em Londres, trabalhava tão encantada e entregue que levou três meses para perceber as mudanças que ocorriam no seu corpo e a gestação do filho. Dra. Rosa fez parte da equipe de Dr. Dan McNamara, considerado um dos maiores cardiologistas pediátricos do mundo, e teve na Dra. Jane Somerville a grande inspiração profissional. Sair de lá e retornar para o marido Paulo, que ficou no Brasil, não foi simples e exigiu, mais uma vez, coragem.

A Pro Criança Cardíaca, fundada e dirigida por ela, tem destaque na obra, com suas 15.000 crianças cardíacas carentes e aproximadamente 32 mil atendimentos ambulatoriais, além dos 1.500 procedimentos invasivos, cirurgias cardíacas e cateterismos – diagnóstico e terapêutico. Muito além de números, famílias que voltaram a sorrir e a ter esperança na vida porque quando uma criança adoece toda a família fica comprometida, sobretudo quando está aliada à impotência de não ter recursos financeiros para tratamento.

Foi por conta deste anseio, ou o que no livro é a “verdadeira obsessão por proteger crianças” que Dra. Rosa tanto lutou para viabilizar a construção do Hospital Pediátrico Pro Criança Jutta Batista, também tema de Rosa Celia e o coração da criança. Não adiantava tanta dedicação e esbarrar em limitações para realizar os procedimentos que salvam vidas.

Em 2021, aniversário de 25 anos, nas doações de R$ 100,00 se ganha o livro, ao mesmo tempo em que o doador colabora sempre mais com o que a equipe de profissionais faz pelos pacientes. Além de médicos, os pequenos e suas famílias contam com dentistas voluntários, doação de medicamentos e cestas básicas que colaboram na nutrição adequada.

- Ela tem todas as qualidades de quem enfrenta com naturalidade os desafios da vida, mas, para além do fôlego e persistência (...), tem olhar curioso voltado para o sentido amoroso da vida. Dra. Rosa conserta corações enfraquecidos e faz eles vibrarem nos sorrisos de milhares de crianças, diz a apresentação.

Doações para o Pro Criança Cardíaca pelo link.