GENTE

Bailarina nascida sem braços voa com sua atitude

.

Por Leonardo Benassatto

Publicado em 12/02/2021 às 10:40

Alterado em 12/02/2021 às 10:43

Vitória Bueno é de Minas Gerais Foto: Reuters/Ueslei Marcelino

Quando a mãe de Vitória Bueno a deixou pela primeira vez na aula de balé, ela se preocupou com a adaptação da filha de cinco anos. Sem braços, o sonho de Vitória de ser dançarina parecia dolorosamente irreal - especialmente em uma pequena cidade no interior do Brasil, onde sua deficiência a tornava uma curiosidade social.

“As pessoas faziam fila do lado de fora de casa para vê-la”, disse sua mãe, Wanda, 39, ainda magoada ao se lembrar da insensibilidade. "Eles levantavam as mangas das roupas dela para olhar". Mas Vitória, agora com 16 anos, se concentrou em suas piruetas e outros desafios técnicos.

Ela aprendeu jazz e sapateado também.

Frequentadora da academia de balé de sua cidade natal, Minas Gerais, o talento de Vitória a tornou uma estrela das redes sociais e uma inspiração para muitos.

Macaque in the trees
Com mais de 150 mil seguidores no Instagram, Vitória está feliz em ser um modelo para os outros (Foto: Reuters/Ueslei Marcelino)

“Para mim, os braços são apenas um detalhe”, disse ela no teatro onde se apresenta. “Eu sigo com meus olhos, como se eles estivessem lá.”

Observando-a deslizar pelo palco de madeira, sincronizada com seus colegas em um brilho de verde e branco, é fácil esquecer que ela dança sem braços. “Não sinto que preciso deles”, acrescentou ela.

Começou o balé a conselho da fisioterapeuta, que percebeu que a jovem chegaria dançando. Mais do que realizar um sonho, a força e a flexibilidade adquiridas com a dança têm se mostrado cruciais para Vitória, que faz de tudo, desde escovar os dentes até pegar itens nas prateleiras do supermercado, com os pés.

“Há coisas que ela pode fazer com os pés que eu não consigo com as mãos”, disse o padrasto, José Carlos Perreira.

Com mais de 150 mil seguidores no Instagram, Vitória está feliz em ser um modelo para os outros também. “Somos mais do que nossas deficiências, então temos que perseguir nossos sonhos”, disse ela, abrindo um largo sorriso.(com agência Reuters)