CINEMA

Crítica - ‘Armadilha explosiva’: tensão à francesa

Cotação: três estrelas

Por TOM LEÃO
nacovadoleao.blogspot.com.br

Publicado em 25/06/2022 às 12:20

No thriller francês 'Armadilha explosiva', mãe fica presa num carro com seus dois filhos enquanto tenta desarmar uma bomba num curto espaço de tempo divulgação

Hoje em dia, com essa onda de filmes que duram na casa das três horas e demoram a acontecer, é bom ver uma produção que dura apenas hora e meia e, nos cinco primeiros minutos, já diz a que veio. É o caso de ‘Armadilha explosiva’ (‘Déflagrations’), um tenso thriller francês sobre uma mulher que fica presa em seu carro com seus dois filhos, sob a ameaça deste explodir.

Em um estacionamento num prédio parisiense, Sonia (Nora Arnezeder, que fez a sensual Ana Maria na série ‘Mozart in the jungle’) está presa em seu carro, junto com seus filhos Thomas e Zoé. Estes iam sair com o pai, Fred (Pierre Kiwitt), que não soube ligar o carro e chamou a mulher para ajudá-lo. Acontece que o carro não queria ligar à toa. Era uma armadilha para Sonia, que, logo ao chegar e tentar dar a partida, aciona uma contagem regressiva no painel do automóvel.

Nesse meio tempo, Fred, que ficou do lado de fora, examina o carro e constata que há um artefato colocado debaixo do chassi. Sonia revela a eles que é uma mina antitanque. Como Sonia é especialista em desarmar bombas e trabalha na mesma ONG que Fred (por isso foi vítima da armadilha), ela liga para os colegas de trabalho Igor (Radijove Bukvic) e Camille (Sara Mortensen) para ajudá-la. Eles têm um curto espaço de tempo para desativar o artefato. Ou o pior poderá acontecer.

E assim se passa o filme, neste único ambiente, em meio à tensão da contagem regressiva (ninguém pode sair do carro ou ele explode). Para Sônia, acostumada a se colocar em perigo, o risco é maior do que ela imagina. Há muito mais por trás da trama do que a ameaça da bomba. É o que o espectador descobrirá, ainda que roendo as unhas, e torcendo pelo melhor. Boa e tensa diversão, com um toque no final.

_______

COTAÇÕES: ***** excelente / **** muito bom / *** bom / ** regular / * ruim / bola preta: péssimo.

 

Tags: