CADERNOB

Teatro XP anuncia novidades

A casa de espetáculos localizada no Jockey Club da Gávea retorna com programação diversa e de alta qualidade

Por CADERNO B
[email protected]

Publicado em 01/07/2022 às 09:13

Alterado em 01/07/2022 às 12:08

'Neurótica', com Flávia Reis, marca o início desta nova fase no Teatro XP Foto: Daniel Chiacos/divulgação

Após o hiato de alguns meses sem programação aberta ao público, um dos teatros mais sofisticados e bem-estruturados do Rio de Janeiro retorna a todo vapor. Com programação diversa, o Teatro XP promete novidades a partir deste final de semana, com uma curadoria que vai de espetáculos de humor a um festival de jazz. Localizado no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, no Rio de Janeiro, é um dos teatros mais tradicionais da cidade. O antigo “Teatro do Jockey” passou por uma completa revitalização, e nos últimos anos dispõe de um conjunto de meios técnicos e condições acústicas que lhe permitem receber, com maior qualidade, uma variedade de espetáculos.

O espaço é administrado pela produtora LGL Promo, que recentemente recebeu mais um parceiro pro time: o produtor, empresário e agitador cultural Caio Bucker, que assumiu a curadoria do espaço. Conhecido no cenário cultural carioca, Caio já realizou diversas produções no local, como o musical “Ícaro and The Black Stars”, com Ícaro Silva; a “Festa da Comédia Carioca”, festival de humor que contou com nomes como Eduardo Sterblitch e Nany People; e no início de 2022, o espetáculo “Mulheres que Nascem com os Filhos”, com Samara Felippo e Carolinie Figueiredo, todos sucessos de público e crítica.

Com capacidade de 366 lugares distribuídos em confortáveis poltronas, a ideia é uma programação ampla e variada, com espetáculos de artes cênicas, ensaios abertos, musicais, shows e exposições de arte. “Minha ideia não é fazer uma curadoria da forma tradicional, mas sim do teatro se tornar ainda mais parceiro das produções que estarão em cartaz. Seria uma nova forma - e inédita - de pautar espetáculos e shows nos teatros. Eu como produtor atuante no mercado há 15 anos, vejo e vivo essa dificuldade. Então minha proposta é que o teatro seja uma espécie de coprodutor das produções, oferecendo ações para somar nos projetos, como mídia/divulgação e alimentação”, comenta Caio Bucker.


Macaque in the trees
[Teato XP] Plateia tem 366 lugares (Foto: Foto: Dhani Accioly Borges/divulgação)

 

A estreia desta nova fase acontece neste final de semana com duas apresentações do espetáculo “Neurótica”, com a atriz Flávia Reis. A comediante, que venceu o reality “LOL: se rir, já era!”, no Amazon Prime Video, fica em cartaz nos dias 02 e 03 de julho, sábado às 20 horas e domingo às 19 horas. A trama é conduzida por uma terapeuta que, em uma palestra absolutamente equivocada sobre neuroses, apresenta tipos, como a mulher que perde o próprio carro no estacionamento, a idosa pessimista que prevê o fim do mundo ao comer um tomate com agrotóxico ou “Fernanda”, a cerimonialista que se atrapalha ao atender vários celulares ao mesmo tempo.

Na semana seguinte, o Teatro recebe a segunda edição do BraJazz Fest, apresentando a alta qualidade e a potência da música brasileira para o público da cidade e visitantes. O festival chega à segunda edição com mais maturidade e pronto para enaltecer a excelência dos artistas brasileiros e a riqueza rítmica da música nacional. Serão recebidos músicos de Rio Grande do Sul à Belém do Pará, prestigiando diversas regiões do Brasil. O festival é gratuito mediante retirada de senhas, e conta com palestras e dois shows por dia. Fica em cartaz de 07 a 10 de Julho, de quinta a domingo a partir das 17 horas.

Ainda no mês de Julho, a comédia O Prazer é Todo Nosso faz curta temporada. Inspirado na vida da própria atriz e idealizadora, Juliana Martins, a comédia foi escrita por Beto Brown e dirigida por Bel Kutner. Sozinha em cena, ela conta com naturalidade e humor suas vivências sexuais. São confissões pessoais misturadas com experiências de amigas e relacionadas à liberdade de exercer sua libido. É uma comédia recheada de fatos reais, um pouco ficcionais, narrada com ironia e sinceridade. Em cartaz de 16 a 31 de Julho, sábados às 20 horas e domingos às 19 horas.

As novidades não param por aí. O time do Teatro está em negociação com uma das maiores atrizes do país para uma curta temporada, além do retorno de espetáculos, festivais de música e humor, leituras dramatizadas e uma homenagem a Domingos de Oliveira em Setembro, mês de seu aniversário. “O teatro vem em constante mudança, assim como a forma de produzir. Estamos animados com essa nova fase, e com foco numa programação diversa e de qualidade. Esperamos que o público se faça presente, e curta cada momento neste lugar tão especial”, comenta Caio.

Os ingressos de toda a programação podem ser adquiridos pelo site Sympla.

O Teatro XP fica localizado no Jockey Club Brasileiro, na Avenida Bartolomeu Mitre, 1110B, na Gávea, no Rio de Janeiro.

 

Tags: