CADERNOB

MITA traz de volta a onda dos festivais simultâneos entre Rio e São Paulo

...

Por TOM LEÃO
nacovadoleao.blogspot.com.br

Publicado em 18/05/2022 às 08:17

Alterado em 18/05/2022 às 08:20

O MITA traz, pela primeira vez ao Rio, o projeto audiovisual inglês Gorillaz, liderado pelo cantor Damon Albarn, do Blur, e com visuais do artista Jamie Hewlett Foto: divulgação

Faz tempo (sobretudo, por conta da pandemia) que não acontece um grande festival simultaneamente no Rio de Janeiro e em São Paulo. Além disso, ultimamente, a cidade maravilhosa tem ficado de fora dos maiores eventos e shows de música pop/rock (vide os recentes shows de Kiss e Metallica, e o festival Lollapalooza, por exemplo). Por isso, o festival MITA (Music Is The Answer, ou ‘música é a resposta’) será um grande recomeço disso tudo.

O MITA vem para movimentar a agenda de grandes festivais do Brasil, a partir deste ano (tomara). O evento, cuja primeira parte aconteceu no último fim de semana, em São Paulo, chega ao Rio no próximo fim de semana (21, 22). Trará, em dois dias, uma grade de atrações com o melhor da música pop/rock nacional (Jão, Matuê, Marcelo D2, Gilberto Gil) e internacional (The Kooks, Two Door Cinema Club, Gorillaz), numa boa mistura de nomes e estilos. No caso do fantástico projeto audiovisual inglês Gorillaz (capitaneado pelo líder da banda Blur, Damon Albarn, com visuais do artista Jamie Hewlett), será a primeira vez deles no Rio.

Em São Paulo, o evento aconteceu nos dias 14 e 15 de maio, na Spark Arena, mais novo espaço outdoor no coração da cidade. No Rio de Janeiro, o festival chega ao Jockey Clube (que faz tempo não recebe um evento deste porte) nos dias 21 e 22 de maio, na área aberta conhecida como Pião do Prado, com total de 110 mil m2. De fácil acesso, o Jockey está localizado em um dos principais cartões postais da cidade: entre a Lagoa Rodrigo de Freitas e o Jardim Botânico. E os shows começam cedo (a partir do meio-dia) com a atração principal se apresentando às 20h.

O MITA é o primeiro festival produzido em parceria pelas empresas Bonus Track, de Luiz Oscar Niemeyer e Luiz Guilherme Niemeyer, e 30E - Thirty Entertainment, e vai acontecer anualmente. A curadoria musical é assinada em parceria com a MangoLab, plataforma musical que também ficou responsável pela criação visual do projeto. E que venha o MITA 2023!

Tags: