CADERNOB

No aniversário de Mário de Andrade, homenagens ao modernista na Agenda Tarsila

História sobre vida e obra, além de apresentação teatral com ator Pascoal da Conceição, são algumas das atrações

Por CADERNO B
[email protected]

Publicado em 09/10/2021 às 11:07

Alterado em 09/10/2021 às 11:07

Mario de Andrade Foto: divulgação

Mário de Andrade nasceu no dia 9 de outubro. Sua vida foi breve - morreu com 51 anos -, mas o legado que o modernista deixou ao país é enorme. E para celebrar a data, a Agenda Tarsila mapeou atividades culturais que colocam o intelectual como protagonista. Confira: 

Evento infanto-juvenil 

A Casa Mário de Andrade homenageia seu patrono no dia de seu aniversário realizando uma atividade dedicada ao público infanto-juvenil, na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer algumas histórias da vida e da obra de Mário, além daquelas inventadas pela escritora Karina Almeida, que embasaram a redação do livro "Muito prazer, sou Mário de Andrade!" O evento ocorre de forma virtual neste sábado (9), das 16h30 às 18h, e a classificação é livre. Mais informações: [email protected]

Exposição ‘Mário por Você’ 

Neste 9 de outubro, data em que se comemora 128 anos do nascimento de Mário de Andrade, será inaugurada exposição digital de artes plásticas Mário por Você. Mário foi retratado por Portinari, Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Tarsila do Amaral, entre outros. Inspirados por estas obras, o IMA (Instituto Mário de Andrade) e o Projeto Contribuinte da Cultura criaram a mostra, que tem por objetivo estimular a inventividade de todos os que se sentirem inspirados pela obra e pelo legado desse artista e articulador cultural. A ideia é que artistas, profissionais e amadores, possam expressar sua homenagem a Mário de forma livre, por meio de pinturas, desenhos, gravuras, esculturas, colagens ou qualquer outra forma de artes plásticas. Estas serão fotografadas e expostas em uma galeria virtual no site do IMA e também divulgadas através das nossas redes sociais. O evento ocorre de forma virtual e vai até o dia 30 de outubro.  

‘Mário de Andrade desce aos Infernos’

Gravada no Teatro Oficina, a peça "Mário de Andrade desce aos Infernos", protagonizada pelo ator Pascoal da Conceição, estreará no dia do aniversário do modernista – 9 de outubro – na página do YouTube do ator. Na ocasião também terá início websérie, feita a partir de episódios do espetáculo, com partes comentadas por Pascoal. O título da peça foi extraído do poema póstumo do amigo Carlos Drummond de Andrade, publicado no livro A Rosa do Povo, de 1945. O evento ocorre de forma virtual, neste sábado (9), é gratuito e estará disponível aqui

E mais: tem entrevista sobre Mário de Andrade com o ator Pascoal da Conceição na página da plataforma. Confira aqui.

 

Sobre a Agenda Tarsila

Macaque in the trees
Tarsila (Foto: divulgação)

 

A Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo lançou em setembro a Agenda Tarsila, um braço fundamental do projeto “Modernismo Hoje”, concebido pela pasta para celebrar o legado da Semana de Arte Moderna de 1922. A iniciativa é um guia especial e único sobre a temática. Além de acompanhar a programação, o público poderá conferir a história do movimento modernista, curiosidades, galerias de fotos, entrevistas exclusivas com familiares, artistas contemporâneos e pesquisadores dos principais personagens que lançaram tendência no Movimento Modernista. O projeto disponibilizará ainda conteúdo nas redes sociais (Instagram, Twitter, Facebook, TikTok e Youtube) com diversas novidades envolvendo o centenário. Toda a gestão e produção da Agenda Tarsila é realizada pela Organização Social Amigos da Arte.

Tags: