CADERNOB

Retrospectiva Ugo Giorgetti

Itaú Cultural exibe 14 filmes do cineasta na plataforma de streaming

Por CADERNO B, [email protected]
[email protected]

Publicado em 31/07/2021 às 11:30

Alterado em 31/07/2021 às 11:31

O cineasta Ugo Giorgetti Foto: divulgação

Na próxima sexta (6), o cineasta paulistano Ugo Giorgetti ganha retrospectiva de sua obra e pré-estreia nacional das suas duas mais recentes produções, a ficção "Dora e Gabriel", de 2020, e o documentário "Paul Singer, uma utopia militante", de 2019. Até 5 de outubro, a Itaú Cultural Play terá apresentado 14 dos seus principais filmes, como?"Festa","?Sábado?"e o clássico?"Boleiros", além de outros menos conhecidos, como o drama "Jogo duro", sua estreia na ficção em 1985. As exibições assinalam a parceria entre a Itaú Cultural Play e o Espaço Itaú de Cinema, que se junta aos demais parceiros curatoriais da plataforma de streaming, gratuita e dedicada ao audiovisual e cinema brasileiro 

Apresentada no Espaço Itaú de Cinema Frei Caneca, por uma semana até 5 de agosto, a retrospectiva comemora os 20 anos daquelas salas no shopping paulistano de mesmo nome. Celebra, ainda, os 79 anos do cineasta, cuja obra é marcada pelo humor, a melancolia,?a crítica social e o gosto por filmar histórias universais na cidade de São Paulo. Criador rigoroso, que trabalha na fronteira entre a comédia e o drama, entre poucos cenários e procurando valorizar o ator em cena, ele fez dos tipos, costumes, ruas e paisagens paulistanas a matéria essencial de suas ficções e documentários.

A entrada de seus filmes no catálogo da plataforma começa com oito obras, que permanecerão em cartaz ininterruptamente por 60 dias. São elas: "Jogo duro", de 1985, drama que marca a sua estreia na ficção; "Quebrando a cara", documentário sobre o boxeador Eder Jofre, dirigido por ele um ano mais tarde; "O Príncipe", de 2002; mais dois dramas, estes de 2009, "Solo" e "Paredes nuas"; "Cara ou coroa", de 2012, "A Cidade Imaginária" e "Uma noite em Sampa", o primeiro de 2014 e o segundo de 2016.

Pré-estreias nacionais

No sábado (7), o público brasileiro poderá ver a pré-estreia nacional de "Dora e Gabriel", das 19h às 23h, e no domingo (8), mesmo horário, a de "Paul Singer, uma utopia militante". O primeiro, Giorgetti concluiu no ano passado, tendo no elenco Ary França e Nathalia Gonsales. Neste filme, um imigrante libanês morador em São Paulo há muito anos é assaltado e preso dentro do porta-malas do seu carro junto a uma mulher que testemunhou o episódio. Neste exíguo espaço, eles são conduzidos pela cidade sem saber para onde. Do diálogo entre os dois e da curiosa situação criada, surge uma divertida reflexão sobre o Brasil contemporâneo.

O documentário sobre Paul Singer é de 2019 e percorre a trajetória e as ideias do economista e um dos maiores intelectuais e socialistas brasileiros, teórico e divulgador do conceito de economia solidária, morto em 2018. Feito a partir de uma longa entrevista com ele, o filme descreve a sua jornada desde a infância em Viena, quando foge com a família do nazismo, até a militância em seus últimos anos de vida.

VEJA AQUI A AGENDA E AS SINOPSES.

 

Tags: