CADERNOB

Festival de Berlim 2021 – Especial de verão acontecerá ao ar livre

Organizadores confirmaram o plano previsto para realizar o Especial de Verão – de 9 a 20 de junho – como um evento ao ar livre.

Por MYRNA SILVEIR BRANDÃO

Publicado em 10/05/2021 às 12:02

Alterado em 10/05/2021 às 12:02

Os diretores Mariette Rissenbeek e Carlos Chatrian Alexander Janetzko/Divulgação

Em face da pandemia, a 71ª edição do festival estava prevista para ser realizada em duas fases: a primeira, que aconteceu de 1 a 5 de março, totalmente on-line e com exibições somente para a indústria e imprensa. E esta segunda fase presencial, em junho, quando haverá exibições ao ar livre para o público e serão entregues os Ursos de Ouro e Prata aos vencedores que foram escolhidos na etapa anterior.

Os sinais positivos de escritórios governamentais para apoiar o pedido de um projeto piloto com testes obrigatórios e a queda da incidência de 7 dias do Covid-19 reforçaram o planejamento dos diretores do festival.

“Estamos extremamente satisfeitos com o novo conceito do Especial de Verão da Berlinale, apesar de, no início, termos planejado de forma diferente”, revelaram os diretores Mariette Rissenbeek e Carlos Chatrian, sobre a recente decisão.

“O público terá uma experiência coletiva de festival diferente, algo que sentimos falta há muito tempo. O Especial de Verão visa a reacender a vontade de ir ao cinema e contribuir para a revitalização das atividades culturais. Vamos apresentar o programa do festival para o público de Berlim em quase todas as partes da cidade em um total de 16 locais, incluindo um cinema ao ar livre especialmente criado como o principal. Esperamos receber os cineastas e jurados que possam vir a Berlim em junho” completaram os diretores.

O Especial de Verão será aberto no dia 9 de junho, no recinto principal do histórico Museum Island Berlin, e no dia 13 haverá a cerimônia de entrega dos Ursos de Ouro e Prata que foram eleitos pelos júris oficiais em março.

Como já noticiado na ocasião, o júri da mostra competitiva deu o Urso de Ouro para “Bad Luck Banging or Loony Porn”, de Radu Jude (Romênia), que discorre sobre a hipocrisia e o preconceito da sociedade atual. Na conferência de imprensa com Jude, em março, – da qual o Jornal do Brasil participou – o diretor disse que procurou traços de ideologias e historias que ainda permanecem e se reformulam em seus País.

Conforme também já divulgado, a edição 2022 do festival deverá ser realizada de 10 a 20 de fevereiro.