CADERNOB

CCBB Educativo-Arte & Educação oferece visitas on-line para escolas

.

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 05/05/2021 às 12:42

Alterado em 05/05/2021 às 12:42

Veja o e-mail para agendar as visitas on-line Divulgação

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados. Neste momento, em que protocolos especiais de visita e permanência são necessários para a segurança de todos nós frente ao covid-19, as atividades presenciais têm número de participantes reduzidos e regras para agendamento e participação de acordo com as orientações governamentais locais. Por outro lado, a programação digital traz uma nova abrangência, possibilitando acesso de públicos de todo o território nacional.

De acordo com as orientações governamentais locais está autorizada a entrada no CCBB-Rio, de quarta a segunda (fecha terça), das 9h às 18h. A entrada do público só será permitida apenas com agendamento on-line, o que possibilita manter um controle rígido da quantidade de pessoas no prédio e manter o fluxo único de circulação, medição de temperatura, uso obrigatório de máscara, disponibilização de álcool gel e sinalizadores no piso para o distanciamento. Nos teatros e cinemas a capacidade está reduzida para 1/3 de pessoas. Tudo para garantir aos visitantes segurança e conforto.

Paisagens e natureza: como a arte contemporânea pode propor outras formas de interação com o ambiente?

No mês de maio de 2021, o CCBB Educativo do Rio de Janeiro realizará visitas mediadas na mostra 1981/2021: arte contemporânea brasileira na coleção Andrea e José Olympio Pereira. E nas conversas entre os educadores do programa educativo e o público visitante serão investigados temas relacionados à paisagem e à natureza nas obras da exposição, suas diversas formas de representação, tradução e sentidos possíveis.

A mostra apresenta um olhar sobre o panorama artístico contemporâneo brasileiro entre 1980 e 2021, abordando a importância do colecionismo no Brasil. A exposição reúne 68 artistas e cerca de um acervo com 119 obras de arte de importantes artistas, de diferentes gerações, cobrindo um período de 40 anos do movimento artístico no país. As obras possibilitam inúmeras reflexões sobre a produção de arte contemporânea e sua conexão com a vida e o cotidiano. Professores e responsáveis são convidados a navegar por quatro assuntos da mostra recortados pelo CCBB Educativo e conhecer essas possibilidades de diálogo e de contato com a arte contemporânea. São eles:

1. Coleção

Desde tempos remotos as sociedades acumulam e preservam objetos que carregam diferentes valores: afetivos, simbólicos ou econômicos, que com o passar do tempo são capazes de narrar memórias sociais e individuais. E hoje, como estamos guardando e preservando objetos e produtos de nossa cultura? Como obras de arte contemporâneas podem nos ajudar a refletir sobre a construção das coleções e da memória?

2. Contemporâneo

O que é ser contemporâneo? Apenas viver o nosso próprio tempo significa ser contemporâneo? A partir da observação e do debate de um conjunto de obras de arte contemporâneas, nos inspiramos a debater e refletir sobre como percebemos e participamos do nosso tempo e como traduzimos suas inquietações.

3. Conflito

A vida humana está permeada de conflitos de diversas naturezas: desde os embates identitários às guerras culturais, da violência cotidiana às grandes guerras, somos atravessados por essas experiências, que modificam nosso modo de agir e pensar. A arte contemporânea é capaz de absorver e processar essas experiências, dando a elas novos significados e reflexões, que inspiram o diálogo sobre os nossos enfrentamentos mais atuais.

4. Realidade e ficção

Vivemos diante de uma profusão de informações dispersas e de uma perda sistemática de confiança nas instituições que consolidam o conhecimento, o que nos deixa bastante confusos entre a realidade e a ficção. Diante disso, como a arte contemporânea pode nos fazer refletir sobre as construções narrativas e como elas se manifestam socialmente?

As visitas mediadas para esta exposição são até o dia 26 de julho, mediante agendamento prévio e acontecem aos domingos, segundas, quartas e sextas, às 12h e às 16h. Quintas e sábados são às 12h.

As visitas mediadas em Libras são as quintas e sábados, às 16h e ocorrem simultaneamente em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras). A capacidade é de 6 pessoas, mediante agendamento prévio. A classificação indicativa Livre e Indicada para pessoas acima de 5 anos.

Confira a exposição 1981/2021: Arte Contemporânea Brasileira da Coleção Andrea e José Olympio Pereira e agende sua visita!

As visitas mediadas patrimoniais acontecem às quartas, às 12 horas e aos domingos, às 16h. Nesta visita “CCBB e a Cidade: O Centro Cultural Banco do Brasil e a cidade do Rio de Janeiro” o público percorre um percurso que permitirá conhecer a história do CCBB Rio de Janeiro, explorando aspectos de sua arquitetura, em diálogo com seu território e os elementos que integram seus espaços, que constituem um importante patrimônio das artes e cultura no país. O ponto de encontro é na Bilheteria.

 VEJA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Agendamento de visitas on-leine: [email protected]