CADERNOB

Documentário 'Você não é um soldado' é selecionado para três festivais internacionais:

Eventos acontecem até julho, de forma virtual

Por CADERNO B
[email protected]

Publicado em 03/05/2021 às 11:34

André Liohn em cena Foto: Elo Company

O documentário “Você não é um soldado” (“You are not a Soldier”, em inglês) foi selecionado para três festivais internacionais: dois canadenses (Hot Docs e DOXA - Documentary Film Festival) e um neozelandês (Doc Edge Festival), dedicados ao gênero documentário, e que qualificam os indicados ao Oscar.

O longa, sobre o fotógrafo brasileiro de guerra André Liohn, é construído principalmente a partir de gravações e arquivos de mais de 15 anos de cobertura de conflitos, como dos rebeldes contra o regime de Muamar Kadafi, na Líbia, e a ofensiva do exército iraquiano contra o ISIS em Mosul, no Iraque. A estreia no Brasil está prevista para o segundo semestre de 2021.

André recebeu o prêmio mundial The Robert Capa Gold Medal Award 2011, na categoria de melhor reportagem fotográfica publicada, exigindo coragem excepcional e iniciativa. Possui ainda créditos na imprensa global, como "New York Times", posicionando-se como um dos principais nomes a registrar guerras, reunindo histórias que precisam ser contadas. “O documentário é uma ode à sobrevivência e ao amor e é o meu suspiro anti-guerra. É também uma forma de falar sobre a superação do luto”, ressalta Maria Carolina Telles, que dirigiu o documentário.

“‘Você não é um soldado’ é um filme necessário, que traz à tona a crise do jornalismo vivida atualmente mas com olhar poético da diretora Maria Carolina Telles. Aleksei Abib, co-diretor e roteirista, completa: "É uma história de pai e filha. Um segredo de ressurreição no deserto da vida”.

“Após a produção e lançamento de “A verdade da mentira” com foco em fake news e coprodução com o canal History, agora trabalhamos no contexto do jornalismo de guerra. Outro assunto trazido a pauta é a paternidade e a crise do homem moderno que ainda se cobra de ser forte, “provedor” mas ao mesmo tempo conhece o impacto da relação filho-pai e tenta se adaptar a estes dois mundos aparentemente inconciliáveis”, comenta Sabrina Nudeliman Wagon, CEO da Elo Company.

Para Ruben Feffer, compositor, a música de “Você Não É Um Soldado”, assim como a linguagem narrativa, vai na contramão dos filmes tradicionais de guerra. “Não temos grandes marchas triunfais, nem uma orquestra grandiosa. Temos momentos de melancolia, de dor, de solidão, vários ‘climas sonoros’. Escolhemos elementos étnicos orientais para ajudar a nos transportar ao universo que estamos vendo. A linda voz da jovem e talentosíssima cantora e compositora Nina Maia (que também compôs a canção “The Lowest Point” especialmente para o filme) dialoga com o olhar da narradora e diretora do filme. A presença dessa energia feminina implícita e explícita contribui para que a trilha consiga ter uma identidade única e própria, assim como o próprio filme em si”, conta.

A 28ª edição do Hot Docs está acontecendo até 9 de maio; o DOXA entre 6 e 16 de maio; e a 16ª edição do Doc Edge Festival de 3 de junho a 11 de julho.

O filme é produzido pela Elo Company e Rede Snack, com coprodução da Mistika.

Sinopse

Prestes a perder o pai, a diretora Maria Carolina Telles faz um retrato do premiado fotógrafo de guerra André Liohn. Um homem dividido entre seu trabalho nas zonas de combate e a tentativa incansável de ser um pai presente. Através das suas lentes, uma história de sobrevivência e luto, vida e morte.