CINEMA

O tema recorrente de Sang-Soo

.

Por MYRNA SILVEIRA BRANDÃO
[email protected]

Publicado em 02/03/2021 às 22:10

Alterado em 02/03/2021 às 22:16

Shin Seokho e Ye Jiwon Foto: Jeonwonsa Film

O Festival de Berlim dá continuidade à sua 71ª edição iniciada nessa segunda-feira totalmente online e com exibições apenas para indústria e imprensa credenciada. Para o público, haverá uma segunda fase, de 9 a 20 de junho, com sessões em algumas salas e ao ar livre.

“Introduction”, de Hong Sangsoo, estreou na Mostra oficial, onde concorre ao Urso de Ouro.

O filme, parcialmente rodado em Berlim – e que traz no elenco Shin Seokho, Park Miso e Kim Minhee – segue um jovem que, em face dos desejos e imposições de seus pais, tenta encontrar seu próprio caminho.

O filme traz a inconfundível assinatura do diretor, autor de narrativas lentas e estética minimalista. Não por acaso, já foi comparado a Michelangelo Antonioni, o cineasta da incomunicabilidade. O estilo autoral e o tema recorrente de relacionamentos conturbados e conflitos entre os seres humanos, também já lhe renderam apelidos de “Rohmer do Leste (Erich Rohmer)” e “Woody Allen Coreano”.

Sang-soo é também conhecido por filmar sem um roteiro acabado e com equipe pequena composta de atores chamados a participar sem ter conhecimento prévio do script.

Macaque in the trees
Hong Sangsoo (Foto: Foto: Jeonwonsa Film)

“Acho que um filme começa com um argumento que eu escrevo para o produtor. Mas as cenas eu defino na manhã em que serão filmadas, inspiradas nas coisas que acontecem naquele dia”, explica o cineasta, que tem preferência por atores que já estiveram em seus outros filmes.

“Prefiro trabalhar com eles, há uma comunhão e o desejo de ir mais longe, descobrir coisas”, afirma.

Ao anunciar a seleção do filme, Carlo Chatrian, diretor artístico da Berlinale, manifestou sua satisfação por ter Sangsoo nesta edição. “Temos o prazer de receber novamente um dos realizadores mais originais da indústria cinematográfica”, elogiou Chatrian.

Esta é a quinta vez que o cineasta sul coreano entra na competição de Berlim. Já concorreu ao Urso de Ouro com “Noite e Dia” (2008), “Filha de Ninguém” (2013) e “Na Praia à Noite Sozinha”(2017). Concorreu ainda em 2018, com “Grass”, ao importante prêmio da C.I.C.A.E. (Confederação Internacional dos Cinemas de Artes e Experimentais).

“Introduction” é seu 25º filme e a oitava colaboração com Kim Min-hee, que por sinal foi a primeira atriz coreana a ganhar um Urso de Prata em Berlim.

O filme tem previsão de lançamento no primeiro semestre deste ano.