JUSTIÇA

Alexandre de Moraes interroga réus kids pretos sobre golpe a partir desta segunda

...

Por JB JURÍDICO com Agência Pública
[email protected]

Publicado em 28/07/2025 às 07:14

Alterado em 28/07/2025 às 07:52

Kids pretos presos pela PF: Rafael Martins de Oliveira, Hélio Ferreira Lima, Rodrigo Bezerra de Azevedo e Mario Fernandes Foto: Arquivo pessoal e Eduardo Menezes/SG/PR

.

Por Guilherme Cavalcanti - O Supremo Tribunal Federal (STF) interroga, a partir desta segunda-feira (28), os réus kids pretos da denúncia referente à tentativa de golpe que culminou com o ataque às sedes dos Três Poderes em Brasília, em 8 de janeiro de 2023. Os militares integram o núcleo 3 da denúncia, que reúne o suposto braço executor da trama golpista.

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo formado por nove militares e um policial federal seria responsável pelo monitoramento de alvos e pela execução de planos de assassinato de autoridades. Entre eles estão os kids pretos e tenente-coronéis Rafael Martins de Oliveira e Rodrigo Bezerra Azevedo, apontados como integrantes do grupo “Copa 2022”.


'Kids pretos' teriam plano para gerar caos e justificar um golpe militar no país, segundo denúncia Foto: Divulgação Exército Brasileiro

O interrogatório será realizado por videoconferência e seguirá a ordem alfabética dos nomes dos envolvidos. Entre os acusados estão militares da ativa e da reserva, como o general Estevam Theophilo, coronéis e tenentes-coronéis do Exército, além de dois integrantes da Polícia Federal.

A Suprema Corte retoma os julgamentos presenciais após o recesso. Estão na pauta ações sobre licença parental para servidores públicos, contribuição sindical obrigatória e limites para multas tributárias por descumprimento de obrigações acessórias, como declarações e emissões de documentos exigidos no recolhimento de tributos.

Deixe seu comentário