TURISMO

Temperaturas baixas e turismo em alta no inverno de Petrópolis

12ª edição do Festival de Fondue acontece até dia 31/7

Por TURISMO JB, [email protected]
[email protected]

Publicado em 09/07/2021 às 12:41

Alterado em 09/07/2021 às 12:46

Museu Imperial Foto: Visite Petrópolis

Quando se fala em Inverno logo se pensa nas delícias que acompanham a estação mais charmosa do ano. E as temperaturas baixas de Petrópolis são um convite para degustar fondues. Este ano, o frio veio com força: temperaturas já chegaram a bater os 5°C em alguns momentos. A rede hoteleira vem registrando quase 100% da capacidade máxima permitida, e a tendência é continuar neste ritmo com muitas atrações.

Um dos eventos já tradicionais na cidade é o Festival de Fondue, Racletes, Caldos e Cremes, que o Petrópolis Convention & Visitors Bureau promove este ano, em sua 12ª edição. O evento, que abre nesta sexta (9), é uma temporada saborosa de mais de três semanas – até 31 de julho – com preços especiais. A ação faz parte do calendário permanente de atrações da cidade, tem o apoio da Prefeitura e TurisPetro e este ano, além de presencial, ocorre no sistema delivery, uma adaptação aos novos tempos.

“É um roteiro delicioso para quem vai estar hospedado na cidade por alguns dias, para quem faz um ‘bate e volta’, como mineiros e cariocas, mais perto da serra, e também para o morador que ainda tem a opção de degustar em casa. É um dos eventos que o PC&VB gosta mais de realizar porque é para toda a família e todas as idades”, considera o presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Fabiano Barros.

O turismo gastronômico é um dos pontos fortes entre os atrativos da Cidade Imperial. “Temos estabelecimentos de todos os formatos entre bares e restaurantes, desde os localizados em áreas urbanas quanto os mais rústicos e intimistas. E o fondue combina e está presente no cardápio da maioria deles no inverno”, completa Fabiano Barros.

E o que não falta aos restaurantes é criatividade para oferecer fondues, caldos ou racletes (cada restaurante fez a opção por um ou mais pratos). Há alternativas para todos os gostos e bolsos. E o cliente ainda terá muitas opções em bebidas como vinho e as cervejas, sobretudo as artesanais da cidade, para harmonizar com os pratos escolhidos.

“É uma combinação perfeita: baixas temperaturas e cardápio especial entre os participantes. A cidade já vem muito requisitada desde a Bauernfest e com perspectiva de manter em alta o setor gastronômico”, comemora o diretor de gastronomia do Petrópolis Convention e Visitors Bureau, Múcio Maffacioli, dono do Maffagio, um dos restaurantes participantes, onde o fondue é um prato tradicional do estabelecimento durante todo o inverno.

Para o secretário de Turismo de Petrópolis, Samir El Ghaoui, a temporada de inverno oficialmente inaugurada recentemente, ajudando a fomentar o turismo com a realização do Festival Gastronômico da Bauerfest, que terminou no último dia 4 e foi um enorme sucesso. "Com ele, movimentamos toda a cadeia produtiva do setor. Agora, com o Festival de Fondues, Racletes, Caldos e Cremes, nosso calendário vai se consolidando e oferecendo excelentes alternativas para o turista e para o petropolitano, uma aventura gastronômica, que se encaixa perfeitamente com o frio típico da Serra na estação", destaca.

E inovação também é o forte do festival. A Sorvete Brasil lançou um mini fondue que é encantador: pelo formato, pela apresentação e pelo sabor. Rosana Lamothe, uma das sócias da empresa, diz que novidade está no DNA do Sorvete Brasil. “Sempre estamos buscando alternativas , seja em relação a sabores, seja em relação às expectativas dos clientes. Criar sobremesas inovadoras é um desafio, mas nos instiga a cada dia. É super importante descobrirmos os desejos clientes em relação para que estejamos sempre na memória e no coração das pessoas que frequentam o polo gastronômico de Petrópolis”.

Adilson Sampaio Moura, da Petiscaria Imperial, criou uma novidade e tanto para o Festival: o fondue de petisco. É uma delícia que a gente nem consegue lidar. “É irreverente, diferente. Ficou tão bom que vamos manter permanentemente no rodízio de petiscos que é a especialidade da casa”, conta ele.

O Pepper Bar preparou cremes especiais com destaque para dois deles: alho poró acompanhado de torradinhas da casa com orégano e o de abóbora com gorgonzola, uma combinação de abalar. “Estamos sempre animados e presentes nos eventos com novidades e muito entusiasmo”, conta Daniela Avellar, proprietária e chef do estabelecimento.

Restaurantes participantes