SAÚDE

Curso de Transtorno Alimentar aborda aspectos das doenças na alimentação

Voltado principalmente para psicólogos, nutricionistas e estudantes, o curso irá fornecer ferramentas aprofundadas para o manejo clínico no tratamento das doenças alimentares

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 01/07/2021 às 13:08

. Pixabay

Cerca de 4,7% da população brasileira, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), possui transtornos alimentares, um conjunto de doenças psiquiátricas de origem genética, hereditária, psicológicas e/ou sociais, caracterizados por perturbação persistente na alimentação. Entre os jovens, o índice pode chegar a espantosos 10%. 

“Com o aumento expressivo de pessoas com algum tipo de Transtorno Alimentar e a demanda de tratamento multidisciplinar, cresce a necessidade de psicólogos, nutricionistas e profissionais capacitados para atuar neste campo. Pensando neste cenário, criamos um curso capaz de fornecer ferramentas aprofundadas para o manejo clínico no tratamento de Transtornos Alimentares”, afirma uma das palestrantes e organizadoras do evento, Flávia Teixeira, psicóloga, mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ, especialista em Transtornos Alimentares pela USP e pós-graduada em Psicossomática Contemporânea.

Temas abordados

- Bulimia

- Anorexia

- Compulsão alimentar

- Transtorno Alimentar na prática clínica

- Fatores predisponentes, desencadeadores e mantenedores

- Crenças distorcidas dos pacientes

- Aceitação corporal

- Etapas do tratamento dos transtornos alimentares

- Medicações indicadas a pacientes com Transtornos Alimentares

- Prática clínica Psiquiátrica e o manejo aos pacientes com Transtornos Alimentares

Dois módulos

Módulo Introdução: Diagnóstico, controvérsias no diagnóstico e tendências futuras; Aspectos Psicológicos dos Transtornos Alimentares; A equipe multidisciplinar/interdisciplinar; O comer emocional; Tratando pacientes com Transtornos Alimentares – Psicologia; e Atividade prática.

Aulas ao vivo, das 20h às 22h / Segundas: 05/07/21, 12/07/21, 19/07/21.

Módulo Aprofundamento: Conhecendo mais sobre o Transtorno Alimentar; Manejo Clínico Psiquiátrico; Manejo Clínico da Nutrição; e Atividade prática.

Aulas ao vivo, das 20h às 22h / Segundas: 26/07/21, 02/08/21, 09/08/21.

Palestrantes

Aline Dalacqua, psicóloga e neuropsicóloga formada pelo hospital Albert Einstein, tem especialização em Autismo pelo CBI of Miami, formada em Transtornos Alimentares pela USP- Ambulim, atua focada na área de transtornos alimentares desde 2015, atendendo adultos e crianças.

Flávia Teixeira, psicóloga, mestre em Saúde Coletiva pela UFRJ, especialista em Transtornos Alimentares pela USP, pós-graduada em Psicossomática Contemporânea, Professora de Pós-Graduação em Psicologia Hospitalar na UFRJ.

Para inscrição e mais informações.