GASTRONOMIA

Pães especiais estão entre os mais procurados

Bistrô das Meninas, referência em pães de fermentação natural, faz pães de famosas pousadas de Visconde de Mauá

Por GASTRO JB, [email protected]

Publicado em 30/07/2021 às 11:02

Alterado em 30/07/2021 às 11:02

Os pães são produzidos artesanalmente com fermentação natural divulgação

O Bistrô das meninas está há 18 anos em Visconde de Mauá. Além de bistrô - que conta com criações da chef Noemi del Paso -, a casa também conta com uma padaria (responsável por fazer os pães das mais famosas pousadas da região) e tem a primeira e única livraria de Mauá - idealizada e dirigida por Renata Nesti.

Os pães artesanais estão em alta e durante a pandemia aumentou muito a procura por esses produtos. “Todos os pães são produzidos artesanalmente com fermentação natural (com levain feito na casa com farinhas branca e integral). Também são pães de fermentação prolongada, uns por 24 horas, outros por 48 horas e alguns fermentam por até 72 horas”, detalha Renata Nesti.

A chef Noemi e sua equipe da panificação trabalham com farinha francesa Bagatelle que leva o selo CRC Label Rouge, controlado pelo Ministério da Agricultura francês. “ É uma farinha sem aditivos químicos, com uma seleção de grãos que respeita o meio ambiente”, destaca a chef.

Um dos destaques da casa é o Sourdough Mantiqueira. “O pão é um blend com farinha branca, de Centeio e de Espelta. O espelta é um grão rústico da família das gramíneas que é conhecido por diversos nomes, dentre eles “trigo vermelho”. É muito antigo e citado até na Bíblia. Possui um teor de glúten mais leve que uma farinha de trigo, e é rico em vitaminas B, ferro e cobre”, explica Renata Nesti. “Com esta farinha é possível fazer um pão com maior facilidade de digestão, que contém muitas proteínas e uma grande riqueza nutritiva. É um pão de consumo para o dia a dia, bem parecido com um pão de “campagne”, com um miolo de cor bege escura. Nossos croissants são feitos manteiga francesa, e fermentação prolongada de 24 horas”, completa Renata.

Sobre o Bistrô das Meninas: Chef Noemi del Paso e Renata Nesti / Bistrô- Padoca - deli - livraria /Maringá, vila de Visconde de Mauá ( ado MG) / Instagram @bistrodasmeninas2003.

Macaque in the trees
A chef trabalha com farinha francesa Bagatelle (Foto: divulgação)

Macaque in the trees
O bistrô fornece os pães das mais famosas pousadas da região (Foto: divulgação)

 

Tags: