GASTRONOMIA

Verão: cresce o consumo de vinhos brancos, rosés e espumantes no supermercado

Rede de supermercados carioca inicia seu Festival de Verão

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 18/01/2021 às 12:23

Alterado em 18/01/2021 às 12:26

No Rio, em 2020, o Prezunic viu crescer as vendas dos vinhos mais recomendados para a estação em 55%, em comparação com 2019 Fotos: divulgação

Vinhos brancos, rosés e espumantes ganham cada vez mais espaço entre as bebidas consumidas no verão. No Brasil, entre 2014 e 2018, o aumento no consumo do rosé, por exemplo, foi de quase 300%, passando de 1 milhão para 5 milhões de litros no período, segundo dados da Ideal Consulting. A tendência é confirmada no supermercado. No Rio, em 2020, o Prezunic viu crescer as vendas dos vinhos mais recomendados para a estação em 55%, em comparação com 2019.

Para este ano, a rede de supermercados carioca inicia seu Festival de Verão com o Especial Vinhos Brancos, Rosés e Espumantes. A partir de 18 de janeiro, serão mais de 40 rótulos em oferta.

Especialista do setor no Prezunic, Elidiane Rodrigues explica que brancos, rosés e espumantes combinam bem com altas temperaturas por serem leves, frutados e refrescantes. Também possuem menor teor alcoólico, são menos complexos, mais secos e jovens, harmonizando com pratos típicos de verão. A possibilidade de utilizar as bebidas para compor drinks gelados como Spritz e Clericot (veja receitas a seguir) também é uma excelente dica para os dias de calor.

“Altas temperaturas pedem bebidas geladas, e os vinhos leves são consumidos em temperaturas baixas, por volta de 6ºC e 12ºC”, explica Elidiane. “Mesmo com teor alcoólico maior que as cervejas, os brancos, rosés e espumantes são menos alcoólicos que os tintos tradicionais e podem compor drinks saborosos”.

O Especial Vinhos Brancos, Rosés e Espumantes do Prezunic trará destaques como os portugueses Quinta do Casal Monteiro e Calamares, o argentino Estancia Mendoza Chardonnay e o italiano Lambrusco Caldirola, entre outros. Haverá, ainda, rótulos chilenos e representantes nacionais. Os descontos são de até 40%.

Desta segunda (18) a 31 de janeiro, todas as lojas do Prezunic apresentarão ofertas de vinhos indicados para o verão. As unidades Recreio, Freguesia, Pechincha, Jauru, Ilha, Meier, Icaraí, Botafogo e Barra terão estoques completos com todos os rótulos participantes do Especial.

Receitas de drinks refrescantes

Spritz - Famosa na Europa, a bebida tem baixo teor alcoólico e é excelente para comemorações como happy hour e festas corporativas. Seu modo de preparo é bem simples. Em uma taça grande, coloque:
- 5 pedras de gelo
- 1 ½ dose de suco de laranja
- 3 doses de vinho branco
- 1 dose de Campari
- 2 doses de água com gás.
Decore com fatias de laranja.

Clericot – Ingredientes
- 1 garrafa de espumante
- 1 maçã picada com casca
- 1 kiwi
- 2 ameixas frescas
- 2 rodelas de abacaxi

- Uvas a gosto
- ½ laranja cortada em rodelas com a casca (as frutas podem variar conforme o gosto)
- 2 colheres (de sopa) de açúcar
- 1 xícara (de chá) de soda

- 1 dose de licor de laranja


Modo de Preparo
Pique as frutas previamente geladas e tire as sementes. Coloque em uma jarra, acrescente o espumante, a soda e o licor de laranja. Adicione o açúcar e mexa tudo muito bem com uma colher de cabo longo. Sirva bem gelado.
A dica é deixar todas as frutas cortadas previamente, mas sempre refrigeradas. Algumas como abacaxi e uvas verdes podem ser congeladas. Assim, vão manter a bebida fresca por mais tempo. 

Sobre o Prezunic

A primeira unidade do Prezunic foi aberta em 2002. A rede de supermercados atua no Estado do Rio de Janeiro, com um Centro de Distribuição e 30 lojas distribuídas entre a capital, Região Metropolitana e Baixada Fluminense, empregando mais de 5 mil pessoas diretamente.