BEM VIVER

Ar seco no Sudeste. Mais temporais no Norte e no Nordeste

Nebulosidade sobre o Brasil

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 15/04/2021 às 12:20

Vários estados dessas podem ter chuva forte nesta quinta-feira Pixabay

A grande disponibilidade de ar quente e úmido e a circulação de ventos em vários níveis da atmosfera estão estimulando o crescimento de nuvens bastante carregadas sobre o Norte e o Nordeste do Brasil. Vários estados dessas regiões podem ter chuva forte nesta quinta-feira, 15 de abril. A Zona de Convergência Intertropical ajuda a aumentar as condições para chuva entre o Amapá e o Rio Grande do Norte. As informações são do Climatempo.

Uma frente fria se afasta em alto-mar, na altura do litoral da Bahia. A passagem desta frente fria intensificou o vento marítimo sobre o Nordeste fazendo com que mais ar úmido entre na Região, colaborando para a formação de nuvens de chuva.

Áreas de instabilidade crescem entre o Paraguai e o Brasil e aumentam as condições para chuva em parte da Região Sul do país.

Previsão do tempo para esta quinta-feira

Quinta-feira com tempo instável no Rio Grande do Sul, com pancadas de chuva e raios sobre quase todo o estado. Não tem previsão de chuva para a Grande Porto Alegre e nem para a região serrana e o litoral norte gaúcho. O sol aparece forte em Santa Catarina e no Paraná, com previsão de pancadas de chuva à noite no oeste destes estados. Curitiba e Florianópolis .têm sol, mas entre muitas nuvens.

Sol e tempo seco, sem risco de chuva, predominam por quase toda a Região Sudeste nesta quinta-feira. Tempo firme e sol nas capitais São Paulo , Rio De Janeiro e Belo Horizonte . Previsão de chuva a qualquer hora, mas com períodos de sol, no litoral norte fluminense e no litoral do Espírito Santo, inclusive em Vitória . Algumas pancadas de chuva podem ocorrer a partir da tarde no Triângulo Mineiro e no norte de São Paulo. A temperatura fica amena na madrugada e amanhecer no Sudeste.

São Paulo, Rio de Janeiro e BH podem ter recorde de frio hoje

Quinta-feira com sol e pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em quase todo o Centro-Oeste. Dia de sol e sem chuva no Distrito Federal e leste de Goiás, em Campo Grande e no centro-sul e oeste de Mato Grosso do Sul.

O tempo segue instável sobre o Nordeste e na Região Norte do Brasil. As duas Regiões têm muita nebulosidade e várias pancadas de chuva com raios em todos os estados. Só não deve chover no centro-oeste e sudoeste da Bahia. Risco de chuva moderada a forte em todas as capitais do Norte e do Nordeste.

Alertas meteorológicos

Atenção! Risco de ressaca pela manhã entre o litoral norte de SP até o ES

Alerta para temporais no Amapá, Roraima, na região de Manaus e no leste e norte do Amazonas, na região de Marabá (PA), no interior do Maranhão, em Teresina e no centro-norte do Piauí.

Atenção para chuva moderada a forte, com risco de raios, nos demais estados da Região Norte do Brasil, nas demais áreas do Maranhão e do Piauí, nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

Atenção para chuva moderada e persistente, com ventos moderados na região de Salvador .

Alerta para temporais no noroeste do Rio Grande do Sul. Atenção para chuva moderada a forte com raios no centro-sul do Rio Grande do Sul e em Mato Grosso.