BEM VIVER

Nova frente fria muda o tempo no Sudeste do Brasil

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 03/02/2021 às 10:59

Alterado em 03/02/2021 às 10:59

(arquivo) Frente fria traz tempestade, ventania e causa alagamentos no Rio de Janeiro. Acesso à Avenida Armando Lombardi com bolsão d'água prejudica o trânsito de veículos e pedestres na Barra da Tijuca. Fernando Frazão/Agência Brasil

O tempo vai mudar no Sudeste do Brasil. A massa de ar quente e seco começa a perder força sobre a região, o que vai permitir o avanço de uma nova frente fria, ainda nesta semana. A informação é do Climatempo. 

Nos próximos dois dias, será observada a volta de pancadas de chuvas típicas de verão em localidades do Sudeste que estavam sem chuva há vários dias consecutivos. 

Este sistema vai mudar o tempo em São Paulo, Rio de Janeiro , Minas Gerais e Espírito Santo, trazendo chuva e ventos fortes. Por conta do ar polar que acompanha a frente fria, as temperaturas vão diminuir no final de semana. Nas praias de São Paulo e do Rio de Janeiro, há previsão de ressaca e ondas grandes.

Como fica o tempo?

Nesta quarta-feira (3), o tempo fica seco sem chuva apenas em áreas do Vale do Jequitinhonha e no nordeste de Minas Gerais. Nas demais áreas do Sudeste, a umidade aumenta, o que favorece a formação de nuvens e as pancadas de chuva, de moderada a forte intensidade, com raios e ventos, principalmente no estado de São Paulo, sul de Minas, no norte e no triângulo mineiro. No oeste de Minas Gerais, divisa com Goiás, o alerta é para temporais.

No Rio de Janeiro e Espírito Santo, o sol brilha forte, faz calor, e há uma possibilidade de chuva rápida e isolada. No litoral do Rio de Janeiro, as rajadas de vento ficam entre 50 e 60km/h, e no litoral sul capixaba e praias próximas a Vitória, rajadas entre 40 a 50km/h.

Próximos dias

Nessa quinta-feira (4), com a aproximação da frente fria, o vento sopra moderado em São Paulo, com rajadas entre 30 e 50km/h. É um vento quente que vem do interior e faz a temperatura subir no estado. É o aquecimento pré-frontal, anunciando a chegada da frente fria. 

Entre quinta e sexta-feira (4 e 5), o tempo vira em São Paulo, no sul e na zona da mata de Minas e no Rio de Janeiro.

Véspera do final de semana

A sexta-feira (5) já amanhece com chuva em São Paulo, no sul e na zona da mata de Minas e no Rio de Janeiro, e a passagem da frente fria, juntamente com a presença de um ciclone extratropical que atua no oceano ao largo do litoral do Rio Grande do Sul, provoca vento forte no litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. As rajadas de vento chegam a 80km/h.

Atenção para previsão de temporais no leste paulista e no Rio de Janeiro. A chuva será volumosa também na região central de São Paulo.

A frente fria irá influenciar também o fim de semana em outras áreas do Sudeste. Há indicativo de volumes elevados de chuva no centro-sul e leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Espírito Santo.