BEM VIVER

Sudeste tem pouca chuva e mais calor

Por Jornal do Brasil
[email protected]

Publicado em 22/01/2021 às 14:07

Alterado em 22/01/2021 às 14:07

Vai fazer calor até segunda-feira Roberto Herrera/JB

O calor vai passar dos 30 graus em várias localidades do Sudeste do país nos próximos dias. A partir desta sexta-feira (22) até o domingo, será a Região do Brasil com menor quantidade de nuvens e menos pancadas de chuva, diz o Climatempo.

Imagine, um céu com pouca nebulosidade, várias horas de sol forte, com pouca chuva e sem aquele ventinho fresco. No norte de Minas Gerais, não há expectativa de chuva. Porém, nuvens até se formam por causa do excesso de calor, mas as pancadas de chuva que irão ocorrer são mais isoladas e até fracas em alguns pontos, sem risco para temporais. 

É assim que ficará o tempo na maioria dos estados do Sudeste. O calor vai aumentar! Só para você ter uma ideia, a temperatura pode chegar aos 35 graus na cidade do Rio De Janeiro , no domingo.

Qual o motivo para pouca chuva e o calor?

A presença de uma grande massa de ar seco sobre o Nordeste do Brasil vem dificultando a formação e permanência de grandes áreas de instabilidade sobre a Região Sudeste. A imagem de satélite abaixo mostra a "bolha seca" que atua em quase todo o Sudeste inibindo o canal de umidade entre o Norte e o Sudeste do Brasil que forçaria a concentração de ar quente e úmido para formar os núcleos de nuvens de chuva forte.

Olha que curioso, repare na imagem, as nuvens se formam e se espalham ao redor da massa de ar seco e fica mais concentrada no oeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, em quase todo o Sul e no oeste e sul de São Paulo.