DECORAÇÃO

Newtopia: novas realidades cromáticas, têxteis e de conforto ambiental

...

Por IGNEZ FERRAZ

Publicado em 15/01/2022 às 12:02

Alterado em 15/01/2022 às 12:05

'Very Peri' foi escolhida pela Pantone como cor de 2022 - pode recobrir cortinas, tapetes, sofás ou acessórios como mantas e almofadas thenordroom.com

Newtopia é a palavra que sintetiza as principais tendências dos interiores e design para 2022. Que combinam o equilíbrio das aspirações opostas, nossa necessidade de proteção e lembranças com o desejo de aventura, diversão e tecnologias ousadas.

A Newtopia explora novas realidades cromáticas, têxteis ou de conforto ambiental. Em resumo, significa uma nova utopia de contrastes de caráter híbrido.



São seis tendências principais:


Macaque in the trees
Poltronas aconchegantes circundam a mesa de dupla função: trabalho e refeições. O ambiente rústico de um antigo celeiro contrasta com a modernidade da luminária em cobre e a escada para alcançar os livros que compartilham o espaço com tecnologias virtuais (Foto: Foto: elledecor.com)



1- MODA e DESIGN

Vestir a casa (como já o fazem Armani Casa, Gucci, Versace e Zara Home): texturas, cores e materiais andam de mãos dadas numa mistura tátil com a leveza confortável do mobiliário para “sentir” o lar.
Os têxteis apresentam atmosfera lúdica; tecidos e tapetes, inclusive como obra de arte; associação com o artesanato; cores vivas, monocromáticas, jogos de geometria ou desenhos bidimensionais, em diferentes formatos.

Macaque in the trees
Papel de parede 3D com desenho tricotado (Foto: hovia.com)

 

Macaque in the trees
Tapete artístico para piso ou parede by Patricia Urquiola (Foto: patriciaurquiola.com)




2- SUSTENTABILIDADE

Varandas e quintais permanecem muito valorizados - uma ode à natureza, os espaços externos sendo uma extensão da casa. O mobiliário está saindo do interior para o exterior, expandindo a área habitável, enquanto os móveis externos penetram nos interiores. Design sustentável, produtos de baixo impacto para o meio-ambiente, explorando matérias-primas naturais e orgânicas, inclusive no home-office, espaço ainda em alta.

 

Macaque in the trees
Trazer a natureza para dentro de casa - memória afetiva da vida fora ao ar livre (Foto: amazingarchitecture.com)

 

Macaque in the trees
Mobiliário híbrido para interior e exterior (Foto: modernarchitect.magazine.com)




3- BEM-ESTAR (físico e mental)

Características: peças e ambientes mais orgânicos, rústicos e sutis; linhas fluidas, tons neutros, pastel e terrosos como protagonistas; cores silenciosas que trazem calma e se inspiram na natureza; texturas em alta pois trazem movimento e ar comfy.

Macaque in the trees
O conforto passa a ser mais importante do que a estética, não apenas nos assentos; móveis para serem tocados com mescla de materiais (Foto: terra.com.br)

 


4- DESIGN MULTIFUNCIONAL

Espaços mais flexíveis, multifuncionais, com layout fluido e mutável. Atemporalidade e longevidade dos produtos passam a ser fundamentais, sem abrir mão da estética e conforto.
No entanto, há uma busca por um refúgio tech-free para relaxamento. Com esse desejo, o open-concept total é, algumas vezes, substituído por portas pocket e paredes retráteis.

Macaque in the trees
O mobiliário apresenta design modular, mais dinâmico e transformável. Portas retráteis para fechamentos opcionais (Foto: dadivitoarquitetura.com.br)



5- REEDIÇÕES

Símbolos do passado se fundindo com a vanguarda; experiências afetivas e nostálgicas com um novo olhar para o futuro; produtos que evidenciem as raízes da marca, possuam storytelling, trazendo o passado de forma criativa e poética.


Macaque in the trees
Bar carts em alta. Peças vintage revisitadas em busca de uma reconexão com o futuro (Foto: casavogue.globo.com)



6- TREND COLORS

Impacto visual, potencial lúdico. A Suvinil escolheu o tom “Eclipse” (parecido com verde musgo) enquanto a PPG selecionou o “Olive Sprig”, um verde acinzentado e relaxante. A Coral elegeu o “Melancia Suave” (azul pastel bem clarinho) como a cor de 2022, enquanto a PANTONE, principal referência de tendências, aposta no “Very Peri” (roxo azulado), embora também credite um leque de cores suaves denominado Clarify.

0 resultado cromático é a união entre a cor calma e curadora e um arco-íris de esperança e alegria. Elas devem espelhar nossos desejos complexos, que mesclam a familiaridade reconfortante com a esperança de um recomeço, a regeneração do mundo pós-pandemia imitando a resiliência da natureza.



Macaque in the trees
'Very Peri' foi escolhida pela Pantone como cor de 2022 - pode recobrir cortinas, tapetes, sofás ou acessórios como mantas e almofadas (Foto: thenordroom.com)

 

Tags: