DECORAÇÃO

Fachadas coloridas e penetrantes

As ruas podem ficar mais divertidas

Por IGNEZ FERRAZ

Publicado em 02/10/2021 às 10:54

Alterado em 05/10/2021 às 08:09

Paredes visualmente aquecidas por cores solares no Autonomous Building for Citizens, em Grenoble world-architects.com

Várias fachadas de edificações estão recebendo cores - seja para diferenciá-las das construções vizinhas, para distinguir cada pavimento ou apenas para deixá-las mais divertidas. Na Europa e no Oriente este movimento cresce, colorindo prédios residenciais ou empresariais.

 

Macaque in the trees
Fachada da filial Shimura do Sugamo Shinkin Bank, em Tóquio, assinada por Emmanuelle Moureaux (Foto: emmanuellemoureaux.com)

 

A arquiteta francesa Emmanuelle Moureaux é a maior representante deste entusiasmo pelas cores, integrando-as em todos os projetos. Radicada em Tóquio, nunca as incorpora de maneira óbvia: apenas pincela alguns setores, introduzindo elementos lúdicos em meio à sobriedade, utilizando muita assimetria e cores marcantes.


Macaque in the trees
A arquiteta francesa se inspirou na capela de Ronchamp, de Le Corbusier, para criar a fachada da filial Tokiwadai do banco Sugamo Shinkin (Foto: emmanuellemoureaux.com)

 

Penetrantes

O conceito contemporâneo nos projetos mundiais arquitetônicos usa as cores Penetrantes. Elas não recobrem a fachada, mas surgem sorrateiras, permeando alguns pontos das construções.
Nas varandas, as cores podem ser diferenciadas em cada unidade, enfatizando teto e todas as paredes, como as cores vibrantes no Spectrum Apartments em Melbourne, na Austrália, projetados por Kavellaris Urban Design.


Macaque in the trees
Varandas no prédio Spectrum Apartments, em Melbourne (Foto: arch20.com)

 

Outra opção é a cor introduzida em apenas algumas paredes ou apartamentos. Em Grenoble, na França, o ABC - Autonomous Building for Citizens -, projetado por Velode & Pistre, foi pensado com total sustentabilidade e autossuficiência. Matizes solares, do amarelo ao vermelho, aquecem apenas uma parede de cada unidade.


Macaque in the trees
Paredes visualmente aquecidas por cores solares no Autonomous Building for Citizens, em Grenoble (Foto: world-architects.com)

 

Segundo plano

Corredores e escadas também são metas dos tons vibrantes, elementos recuados em relação ao primeiro plano das fachadas, criando curiosos pontos de vista. Um exemplo é a fachada metálica do átrio da Faculdade de Ciências da Sorbonne: o projeto do coletivo Périphériques nos surpreende com uma paleta de cores picantes como rosa chiclete e amarelo cítrico diferenciada por pavimento.


Macaque in the trees
Cores picantes na fachada metálica da Faculdade de Ciências da Sorbonne, Paris (Foto: @thismintymoment)

 

O arquiteto e fotógrafo alemão Paul Els acrescentou amarelo na escada interna de um edifício de concreto em Berlim, contrastando com a arquitetura austera Ele é um dos maiores defensores desse diálogo, que considera brincalhão e musical.


Macaque in the trees
Edifício em Berlim com escada contrastante, pelo fotógrafo e arquiteto Paul Els (Foto: @formalismus)

Tags: