Dez passos para cuidar da beleza da pele no outono

Dermatologistas dão dicas

Pixabay
Credit...Pixabay

A exposição da pele ao sol intenso do verão resseca a pele e, agora, em que estamos no período outono/inverno, é importante ter alguns cuidados especiais com a hidratação da pele.

“Quando a pele fica ressecada, os poros e rugas finas aumentam, dimuniu o tônus da pele e aumenta produção de células mortas e consequentemente a pele fica mais áspera”, explica a dermatologista Dra. Bomi Hong, Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Mesmo no outono e no inverno a proteção solar diária é fundamental. “A radiação ultravioleta é a maior responsável pelo envelhecimento extrínseco, portanto, a fotoproteção é essencial. Sinais exteriores desse envelhecimento se traduzem por pele fina e apergaminhada (lembrando um pergaminho), com ressecamento, aspereza, rugas e manchas marrons e avermelhadas. Filtro solar é indispensável em qualquer época do ano”, explica a dermatologista Dra. Ana Paula Fucci, Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e da Academia Européia de Dermatologia (EADV).

Dra. Bomi Hong apresenta dez passos para você implementar uma rotina que mantenha a pele hidratada e saudável nessas estações mais frias e secas do ano.

1) Não esfoliar a pele (principalmente as pele sensíveis);

2) Usar sabonetes com função hidratante e com pH adequado (levemente ácido);

3) Se a pele não é muito oleosa, opte por lavar somente com água morna pela manhã (não usar sabonete);

4) Água quente resseca a pele: lave o rosto e tome banho com água morna;

5) Prefira um hidratante leve em várias camadas do que um hidratante denso 1x e evitar vários tipos de hidratantes um em cima do outro (aumenta chance de dermatite de contato, usar 1-2 vezes hidratantes em sérum, em camadas);

6) Hidrate a pele dentro de 1 minuto após finalizar a limpeza com sabonete (importante hidratar com a pele ainda levemente úmida);

7) Cuidado com a escolha dos óleos faciais! - eles têm ação hidratante devido suas características oclusivas porém maior chance de aparecimento de acne e dermatite de contato;

8) Aumente a ingesta hídrica (ideal tomar pouca quantidade várias vezes ao dia);

9) Umidifique o ambiente (usar umidificador se necessário);

10) Aplique máscara facial hidratante - dica de máscara caseira devido pandemia: embeber no algodão leite frio ou chá verde frio, deixar no rosto por 10 minutos e após esse período lavar e hidratar com um sérum hidratante)
outra dica caseira: banho com pó de aveia dissolvido (hidrata, ajuda a normalizar o pH e tem ação anti-inflamatória).


Fontes:
1- Dra. Bomi Hong
Graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Residência médica em Dermatologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Título de Especialista em Dermatologia. Membro Titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

2- Dra. Ana Paula Fucci

Dermatologista formada em Medicina pela Universidade Federal Fluminense(UFF). Residência em Clinica Médica na UFF e Dermatologia na UFRJ. Título de especialista em Dermatologia (RQE: 19876) - (em 1.996 - 24 anos de experiência). Membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).