Prada e Unesco concluem projeto escolar para proteção dos mares

Foto: divulgação
Credit...Foto: divulgação

A grife italiana de luxo Prada e a Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) concluíram a fase final do programa de proteção dos mares Sea Beyond.

O programa-piloto busca sensibilizar alunos do ensino médio em 10 cidades do mundo sobre a importância da sustentabilidade e, especialmente, dos cuidados com os oceanos. O projeto deveria ter ocorrido no início 2020, mas foi adiado por conta da pandemia de Covid-19.

Na primeira fase do projeto, realizada entre outubro e janeiro, os professores de escolas de Veneza, Milão, Berlim, Cidade do Cabo, Cidade do México, Lisboa, Londres, Nova York, Paris e Xangai receberam um material especial com quatro lições dedicadas à sustentabilidade. Também participaram de webinars para debater o tema.

Na fase seguinte, entre 25 de janeiro e 14 de fevereiro, foi a vez dos alunos se tornarem "embaixadores do mar" e desenvolverem um campanha de sensibilização social.

No dia 26 de março, a melhor campanha será premiada através de um evento virtual da Prada e da Unesco, que será moderado pela artista brasileira Patricia Furtado de Mendonça. A escola vencedora ganhará 50 mil euros que deverão ser investidos em materiais didáticos.

O objetivo do Sea Beyond é educar os estudantes a ter um comportamento responsável e consciente na relação com os oceanos e seus recursos. Ele está em linha com a Agenda 2030 da ONU e com as 17 metas do desenvolvimento sustentável. (com agência Ansa)